03/2016 - Blog Arena dos Marrecos - Arena dos Marrecos

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Análise # Trackmania TURBO

Publicado por Da Redação em Games · 28/3/2016 10:56:00


Com uma jogabilidade totalmente arcade e uma física que não necessariamente respeita as leis de Newton, depois de manter uma fiel base instalada nos PCs ao longo dos últimos anos, a série Trackmania finalmente chega aos consoles com Trackmania Turbo.

Seu modo campanha tem 200 pistas, o que demanda um bom tempo para ser completado. Mesmo as corridas normalmente não passando de um minuto, o que vai fazer você perder muito tempo (ou ganhar, dependendo da sua habilidade) vai ser a busca por melhorar o tempo em cada corrida. Enquanto alguns eventos exigem apenas que você freie no momento certo, fazendo sempre uso do drift, outros requerem um reflexo extremamente aguçado. Guiar os carros a insana velocidade de 500 Km/h rampando por centenas de metros de distância tendo que aterrissar em espaços extremamente estreitos é uma tarefa que exige dedicação e aperfeiçoamento a cada erro cometido.

Outro fator que colabora para a longevidade de Trackmania Turbo é o editor de pistas. É possível usar desde ferramentas mais básicas até mesmo mais avançadas – mas para tal é necessário um pouco de prática com os comandos. Nesse momento é perceptível a falta de informações em tela. O jogador é quase que obrigado a descobrir tudo por conta própria, apenas “fuçando”, tornando um pouco pesarosa a tarefa de criar pistas. Felizmente há um criador de pistas aleatórias, onde o jogador escolhe o terreno e a temática da decoração da pista e o jogo faz todo o trabalho duro. Às vezes pode demorar um pouco até tudo ser renderizado, mas na grande maioria das vezes a espera vale a pena.

Entretanto, é no multiplayer que Trackmania Turbo realmente prende o jogador. As corridas suportam até 100 jogadores. O que teria tudo para ser um completo pandemônio, na verdade é pura diversão. Para evitar situações caóticas, os carros são fantasmas, portanto não há colisões entre os jogadores. E como a disputa é pelo melhor tempo, o jogador tem várias tentativas para melhorar sua marca.

Para quem prefere sentar ao lado e se divertir com pessoas reais, há multiplayer local para até quatro jogadores em tela dividida. Há inclusive um bizarríssimo modo em que dois jogadores controlam o mesmo carro, o que, dando certo ou errado, é diversão certa.

Mesmo não possuindo gráficos estonteantes, Trackmania Turbo tem visuais muito bonitos. Os detalhes dos cenários, como folhagens, reflexos na água, nuvens, ou dos carros, são muito bem feitos. Não há um exagero em reflexos, no brilho do sol, ou em detalhes em geral, o que deixa tudo muito harmonizado e agradável aos olhos.

Por ser um jogo totalmente arcade, a trilha sonora é parte fundamental. E nesse quesito o jogo não desafina. As músicas empurram o jogador, o incentivando a melhorar o seu tempo. Talvez pudesse haver uma maior variedade de estilos, como rock e punk, já que só há música eletrônica. Mas de forma alguma isso é um ponto negativo, até porque em momento algum a trilha se torna enjoativa.

A parte da trilha sonora, o som ambiente e dos veículos talvez seja a parte mais sutil do game. Não há roncos altos, nem derrapadas estridentes. Quem sabe um melhor trabalho na mixagem do som ajudasse nesse ponto.

A pequena quantidade de carros disponíveis é definitivamente o ponto baixo de Trackmania Turbo. São apenas quatro modelos: um carro semelhante aos usados nas competições NASCAR; outro de cockpit aberto, no estilo Formula 1; e dois outros parecidos com buggys. Mesmo sendo possível customizar a parte visual, não deixa de ser enjoativo correr quase sempre com os mesmos veículos. Além do mais, não é possível escolher o carro. O jogo o faz automaticamente, dependendo da corrida.

Veredito
Com uma enorme quantidade de pistas e um criador possibilitando que ainda mais sejam criadas, Trackmania Turbo é um jogo movido pela comunidade. Seu multiplayer, seja online ou local, é extremamente divertido, tornando o jogo praticamente infinito. A pouca variedade de carros é o ponto fraco do jogo, mas que forma alguma estraga a diversão.
Nota: 8.5
fonte: PS3 Brasil



Depois de futebol, "Rocket League" terá um modo basquete

Publicado por Da Redação em Games · 11/3/2016 16:46:00

Nintendo NX será tão poderoso quanto o Xbox One, segundo rumor

Publicado por Da Redação em Games · 1/3/2016 16:16:00
contato@arenadosmarrecos.com.br
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal