Análise # Driveclub (análise completa) - Blog Arena dos Marrecos - Arena dos Marrecos

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Análise # Driveclub (análise completa)

Publicado por Renato em Games · 9/12/2015 09:39:00


DRIVECLUB foi o jogo que comprei junto com o Playstation 4 em fevereiro de 2015.

De lá para cá uma enxurrada de conteúdo gratuito adicionou ótimos recursos ao game, foram incorporados condições climáticas, replays e ajustes na jogabilidade em geral.

O jogo demorou um bom tempo para que seu modo online ficasse estável, este foi um dos fatores que fizeram muitos reviews de DRIVECLUB naufragarem na ocasião, a integração social online era uma das bandeiras de DRIVECLUB e a EVOLUTION, produtora do jogo, levou mais de 3-4 meses para estabilizar o modo online, realmente foi um tiro no pé...

Hoje o MULTIPLAYER ONLINE está ótimo e o jogo é bem completo, no inicio do último mês de Novembro a EVOLUTION ainda adicionou a função de SALAS PRIVADAS para até 12 jogadores online... agora você pode jogar somente com seus amigos e criar os eventos com as caracteristicas que você desejar, este foi um ponto que salientamos na análise anterior, na ocasião numa análise mais superficial mencionamos que o jogo ganharia até um ponto a mais na ótima nota dada anteriormente, o que cumpriremos com maior prazer, pois a adição da funcionalidade ficou excelente. 

Também existe o navegador de eventos aleatórios no MULTIPLAYER ONLINE onde até seis amigos podem correr contra desconhecidos em eventos pré programados, modo de jogo bem básico mas também divertido para passar o tempo.

Em linhas gerias DRIVECLUB é um ótimo jogo, possui um dos gráficos mais bonitos de um jogo de corrida e uma jogabilidade mais acessível, com poucas horas de aprendizado já é possível correr de forma competitiva no "meio do bolo". 

Com certeza DRIVECLUB valoriza mais o gamer casual, embora cobre um esforço maior para quem realmente quiser correr em altissimo nível, há muita evolução para o jogador.

Tecnicamente outros aspectos ainda chamam muito à atenção, o som dos motores está excelente, assim como todos os efeitos sonoros, a chuva batendo no vidro ao se utilizar as câmeras internas do jogo é algo incrível, o uso de um fone de ouvido torna a experiência única, as vezes imagino o jogo com estas condições climáticas em um Home Theater.

As músicas do tipo "dance" também embalam bem a jogatina mas são até desprezíveis perto dos sons dos motores, uma dica legal neste departamento de aúdio é aproveitar as features do PS4 e ligar o SPOTIFY utilizando uma lista de reprodução de músicas matadora, fica uma combinação excelente DRIVECLUB + SPOTIFY.

A diversão logicamente é impactada diretamente pela jogabilidade que, conforme já dito tende bem mais ao arcade do que a simulação, mas ainda assim é necessário ter noções de tangência nas curvas e apertar bem o freio para que as coisas funcionem, principalmente nos carros mais rápidos, onde tudo fica bem mais difícil e desafiador.

Não há linhas de auxilio nas curvas (como um bom arcade deve ser) mas nas pistas há sinalização visual (vermelho, amarelo e verde) que ajudam muito, dando noção sobre a dificuldade das curvas estas sinalizações (bandeiras) não poluem o visual, sendo bem mais bonito do que as linhas de auxílio de traçado utilizado em 99% dos jogos de corrida atuais.

Espere uma diversão rápida e bem básica, nada de cenários abertos com um mapa gigante (estamos falando de vocês Need for Speed e Forza Horizon kkk), o foco são as corridas e há um bom modo principal single player (TOUR) com muito desafio e com progressão por níveis, mas fica a dica para as SALAS PRIVADAS no multiplayer e a jogatina com os amigos, a cereja do bolo está em jogar com os amigos online. Os desafios online, onde ocorre a integração social tão alardeada pela EVOLUTION na época do lançamento do game, onde os jogadores trocam desafios também são recursos muito interessantes embora cada jogador cumpra o desafio isoladamente (mesmo que veja o carro "fantasma" dos amigos no desafio)

Infelizmente, como é moda nos jogos mais recentes de corrida, não há modo para dois jogadores no mesmo console, uma pena. Mesmo que se sacrificasse os gráficos este modo de jogo seria um diferencial na nova safra de games de corrida.

O Veredicto
DRIVECLUB evoluiu muito após um lançamento muito conturbado... poderia ter sido um jogo para todo o sempre decepcionante, daqueles que só possuem gráficos lindos e todo o resto seria descartável...... mas o trabalho da EVOLUTION foi digno de nota e após praticamente um ano de intenso trabalho muito conteúdo e funcionalidades liberadas via DLC entregaram ao jogo tudo o que os jogadores esperavam, um jogo divertido e tecnicamente impactante no PS4.

GRÁFICOS: 9.5
MÚSICAS: 7.5
EFEITOS SONOROS: 9.0
GAMEPLAY: 8.5
DIVERSÃO: 9.0
GERAL (não é média): 8.5


51 - CURIOSIDADES SOBRE DRIVECLUB
Tempo
1. Dados da NASA foram usados para mapear com precisão o céu noturno
2. Se você tiver sorte, você poderá ver a aurora boreal do norte da Noruega, Escócia e Canadá.
3. Todas as nuvens são modelos 3D completos para garantir a difusão da luz precisa do sol.
4. Céus são gerados novamente cada vez que você jogar.
5. Você pode brincar com as configurações para acelerar ou desacelerar o ciclo dia/noite. É possível experimentar dois amanheceres e entardeceres em uma corrida. Ambos os quais vão ser completamente diferentes uns dos outros.

Driveclub detalhes 02
6. Nuvens vão reagir de forma dinâmica para diferentes velocidades de vento.
7. Ondas e respingos na superfície de lagos são dinamicamente ligados à velocidade do vento, o que afeta a forma como são reflexos claros na água.

O ambiente
8. Dados de alta resolução da NASA foram usados para mapear com precisão paisagens e formações montanhosas.
9. A equipe passou semanas nos locais e cobriram um mínimo de 200 km todos os dias para ter uma idéia de estradas e clima de cada país.
10. Texturas do asfalto das estradas from modelados a mão.
11. Cada local tem uma distância de até 200 km para o horizonte e até simula a curvatura da terra tanto no céu quanto na terra.
12. Todas as fontes de luz do ambiente são gerados de forma independente com propriedades diferentes.

Flora e fauna
13. Algumas pistas possuem mais de 1,2 milhões de árvores do lado da estrada.
14. Existem mais de 100 variedades diferentes de árvores, arbustos, musgos e flores.

Driveclub detalhes 03
15. A vida selvagem varia no ciclo de dia/noite. Você verá moscas e borboletas apenas durante o dia, e mariposas e morcegos apenas durante a noite.
16. Uma das pistas da Índia possui uma plantação de chá com um sistema de irrigação que liga e desliga em em horários fixos durante o dia.
17. A pista indiana do Lago Chungara possui um bando de 19 mil flamingos cor de rosa, todos se comportando de forma independente um do outro.
18. Temos gaivotas na Escócia, corvos na Noruega, gansos canadenses e abutres no Chile!
19. Os espectadores são colocados em pontos realistas onde eles iriam vizualizar e desfrutar de uma boa visão da corrida.
20. Espectadores se vestem de acordo com o clima.

Os carros
21. Um carro típico do Driveclub é constituído por cerca de 260.000 polígonos.
22. Cada carro leva cerca de sete meses para serem criados
23. A Evolution bateu mais de 1.000 fotos do interior e exterior de cada carro.

Driveclub detalhes 04
24. A Pagani contrata costureiras para fazer com precisão as tramas de carbono simétrico na lataria dos seus carros, e até mesmo adicionar o nome ‘Pagani’ para suas pequenas cabeças dos parafusos. Essas nuances são fielmente reproduzidas no jogo.
25. O mesmo 3D CAD (Computer Aided Design) de dados de engenharia que o fabricante utiliza para a fábrica produzir cada veículo foi utilizado pela equipe de desenvolvimento para criar cada carro.
26. Mais de 500 tipos de materiais diferentes estão disponíveis para os designers aplicarem aos veículos.
27. Os carros têm camadas de tinta realistas para cada material.

28. Um sistema procedural completo de shader foi usado para simular danos ao veículo. Múltiplas camadas de arranhões aparecem nas áreas mais expostas e nas bordas, revelando a camada metal ou carbono debaixo da tinta.
29. Conforme você corre, sujeira e poeira se acumulam gradualmente no carro, alterando sutilmente a sua aparência.
30. Reflexões de espaço na tela (SSR – Screen space reflections) estão sendo usados ​​em conjunto com luzes dinâmicas na iluminação dos veículos em tempo real.
31. O painel do carro reflete no pára-brisas na luz brilhante, e o exterior do carro reflete nos painéis de carbono do interiore.

32. Iluminação anisotrópica é usada para simular o efeito de cada trama individual na parte de fibra de carbono. O padrão de carbono se altera de forma realista de acordo com o ângulo de iluminação e de curvatura da superfície.
33. Faróis são modelados usando várias camadas de refletores e lentes.
34. Espetaculares efeitos de arco-íris podem ser visto nos vidros dos faróis.
35. Flaps e aerofólios móveis são corretamente representados de acordo com cada carro.

Driveclub detalhes 05
36. A temperatura e a cor do brilho dos discos de freio são representados de acordo com as frenagens realizadas pelo piloto.
37. O velocímetro foram reproduzidos com precisão para cada carro em termos de recursos visuais, exibições de dados técnicos e de comportamento (de novo, tudo ligado à física do jogo).

Áudio
38. Cada carro de referência foi equipado com pelo menos 16 microfones separados para capturar autenticamente os sons do motor a partir de 360 ​​graus, dentro e fora do carro. Alguns tinham quatro microfones somente no escape.
39. No jogo, o som do motor reage de acordo com a sua perspectiva.
40. Quando você corre, os sons do motor são diferentes com base em qual das seis visões de câmera que você escolher.

Driveclub detalhes 06
41.As gravações eram tão precisas que BMW e Mercedes-Benz AMG solicitaram cópias para substituir a sua biblioteca existente.
42. Em muitos casos, a captura de áudio da Evolution são as melhores gravações em alta definição da maioria destes carros.
43. Efeitos sonoros foram registrados para cada ação no jogo.

Dirigibilidade e física
44. Embora não seja um simulador, o modelo de dirigibilidade de Driveclub é baseado em física do mundo real, usando os dados técnicos sobre o desempenho fornecidos diretamente pelos fabricantes.
45. Para ajustar o desempenho de cada veículo, uma “estrada rolante” virtual foi usada para verificar a aceleração, velocidade máxima, distribuição de peso e desempenho de frenagem.
46. A aerodinâmica foi fisicamente modelada. Por exemplo, a ativação do DRS na McLaren P1 afeta os níveis de downforce para aumentar ou diminuir a velocidade máxima e aceleração.
47. A Evolution trabalhou de perto com a Thrustmaster para conseguir o melhor de seus volantes. Ao usar um volante compatível você terá um movimento 1:1 com relação ao seu carro dentro do jogo.

Driveclub detalhes 07
Inteligência artificial
48. Os pilotos da IA podem adaptar sus estratégias de acordo com a pressão de outros jogadores.
49. Pilotos da IA podem tentar prever as oportunidades de ultrapassagem com base na pista, no desempenho de seu carro em relação aos adversários, e também como adversários estão dirigindo num determinado momento.
50. Quando um piloto da IA tem um carro com KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética), eles vão usar a energia recuperada estrategicamente em momentos oportunos para passar ou bloquear adversários na pista.

Os tempos de carregamento
51. Apesar de todo o exposto, uma vez selecionada uma pista não levará mais do que 15 segundos para carregar.



Sem comentários

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal